quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reutilizando Potes e garrafinhas em sua casa ou festinha - e mais!

Olá Divas e Divos...Esse post faço com um carinho muito especial, pois é sobre um assunto que eu amo...reaproveitamento, reutilização e consumo consciente.
Sabe aqueles potes de geléia, de conservas em geral, as garrafinhas achocolatado pronto, de suco, e papinha de bebê (aí, tomara que seu bebê não coma isso, mas isso e outro assunto). Enfim...Todos de vidro, que se bem cuidado pode durar gerações, e que no lixo podem durar quase uma eternidade...claro temos a opção de separar para reciclagem que também é bacana, mas a reciclagem também demanda energia e tem custos...acredito que sempre que possível, o ideal é o reaproveitamento dessas embalagens. O vidro tem inúmeras vatangens com relação ao plástico por exemplo...eu tento evitar plástico ao máximo ( mas isso também e outro assunto).
O vidro pode ser esterelizado em casa... ( sob fervura por exemplo, sua avó já deve ter feito conservas assim); 
Limpeza de forma fácil; 
Não pegam cheiro, não absorvem aromas nem liberam componentes tóxicos em seu alimento (ao contrário de muitos  plásticos ...que podem conter até  mimetizadores de estrógeno...medo!!); 
Você enxerga os alimentos sem precisar abrir;
É uma ótima forma de armazenar alimentos;
Vidro é lindo...
E por aí vai... as vatangens são inúmeras...tudo isso sem contar no valor ambiental dessa atitude que vale ouro.


Se esses motivos ainda não te convenceram, ainda tem mais....o vidro está na moda...fica lindo na decoração da sua mesa ou festa.
 Vários bares já utilizam potes...inclusive para servir cerveja... achei essa foto do botecoecerveja.com.br e achei o máximo a iniciativa...
A ideia dos potes pra levar sua vitamina, chá gelado,  suco detox, smoothie é ótima. O vidro conserva um pouquinho mais sua bebida e a tampa fecha perfeitamente impedindo que o líquido vaze... se tiver uma bolsinha térmica fica perfeito...basta levar o canudinho
Outra dica saudável e que é modinha fit são as saladas no pote...Super fáceis de fazer.. podem ser armazenadas na geladeira por alguns dias e retiradas no momento do consumo, ou levadas com você pro trabalho por exemplo. 

Como fazer a salada no pote:  Faça o molho de salda de sua preferência ( se você costuma consumir com molho) e coloque no fundo do pote. Distribua a salada em camadas, colocando os legumes mais pesados nas camdas do fundo e folhas na parte de cima.. na hora de consumir, basta agitar o vidro e comer no pote mesmo ou no prato. 
 E pra decorar a festa e deixá-las mais sustentável e criativa??? Use potes no lugar de copos... coloque os nomes dos convidados e eles com certeza vão se sentir especiais. os canudos de papel são outra tendência nas festinhas... coloridos dão um toque fofo na decoração e são ecologicamente corretos. Acho um exemplo muito válido pras crianças...inclusive deve-se explicar a elas sobre a importância de reutilizar.
Sobre festas infantis ou com um cantinho especial para os pequeninos... olha só essa ideia: Leite na garrafinha com biscoitos no canudinho.
Achocolatado feito com todo esse capricho parece até mais gostoso né... então nada de jogar as garrafinhas fora.
Para uma festa sustentável e saudável smoothies e iogurtes ao invés de refri... se a festa for para adultos... batidinhas ( alcoólicas ou não) de frutas. 
 Nos cooler você pode dispor sucos, batidas e caipirinhas em potes fechados.
Mais ideias lindas pra usar os potes:



Gostou???
Já usou?
Manda foto pra cá!
Pra ver  mais ideias de decoração usando vidro clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário